Hotel Acessível
Entre em contato pelo telefone ou
preencha o formulário abaixo:

(11) 2307-7212

Enviando formulário . . .

Hotel Acessível

No Brasil, 25% da população apresenta algum tipo de deficiência física, segundo dados do IBGE. Diante dessa estimativa torna-se de grande importância que os estabelecimentos se conscientizem sobre a necessidade de adaptarem os ambientes a fim de permitir o fluxo dessas pessoas. Neste sentido, um hotel acessível, assim como Shoppings, escolas e demais locais colaboram para que todos consigam transitar e realizar suas atividades livremente.

Com relação aos hotéis, há diretrizes específicas de acessibilidade regulamentadas pelo Decreto nº 9296 de 2014, e NBR 9050/2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que determinam os tipos de adaptações que o local deve oferecer. Saiba mais a seguir:

Hotel Acessível
Hotel Acessível

Como tornar o Hotel Acessível?

Existem 4 condições básicas que são essenciais para tornar um hotel acessível, trata-se do acesso, circulação, utilização e comunicação. O acesso à edificação tem a obrigatoriedade de atender a todas as condições de acessibilidade, assim como como os acessos às áreas comuns da edificação como recepção, corredores internos e externos, acessos à piscina e área de lazer do hotel, sanitários comuns e restaurante interno.

A circulação comum a todos os usuários deve permitir também a circulação acessível aos deficientes físicos, deficientes visuais e/ou auditivos e pessoas com deficiência intelectual, sem segregação. A rota de fuga acessível deve ser prevista, preferencialmente a mesma dos demais usuários do hotel e, na impossibilidade disto, deve haver a plena sinalização indicativa desta rota de emergência acessível. Adequar rampas, escadas, elevadores, revestimentos de pisos, inclinação e desníveis, bem como a disposição do mobiliário não devem interferir na circulação livre.

Hotel Acessível

As áreas comuns devem ser equipadas com elementos acessíveis ou dispositivos integrados que proporcionem o alcance e o acionamento de portas, puxadores, corrimãos, interfones, entre outros. Os dormitórios acessíveis devem atender ao mínimo de 10% do total disponível, onde 5% deste total devem dispor de recursos acessíveis e ajuda técnica e 5% totalmente acessível, conforme disposto na NBR 9050.

Não menos importante, há a comunicação acessível, que permite o recebimento e emissão de mensagens em diferentes formas, sinalização de alerta e de rota de fuga, painéis de informações e sinalizações com sinais táteis, sonoros e visuais. Todos esses aspectos são aplicados através de um projeto de arquitetura para hotel acessível, no qual é elaborado segundo legislação vigente, um trabalho que a AKcessível executa com total comprometimento, respeito e transparência.

Hotel Acessível

AKcessível - Escritório especializado em arquitetura para criação de Hotel Acessível

Desde 2009, a AKcessível se dedica a desenvolver projetos de arquitetura voltados para a acessibilidade. Temos como foco construir ambientes que promovam a inclusão, garantindo a autonomia das pessoas com ou sem deficiência. Contamos com uma equipe formada por profissionais qualificados que possuem certificações e vasto conhecimento da área para assegurar os melhores resultados. Consulte-nos para mais informações sobre Hotel acessível!